Frankia Virtual - (Bactéria?)

Frankia Virtual - (Bactéria?) 

     Apesar do nome Frankia Virtual ser confundindo por muitos, como um negócio ligado ao seguimento do franchising, isso é incorreto. Na verdade, quando o prof. Claudio Marcellini definiu o nome da empresa se inspirou em muitas coisas e, uma delas foi a característica de uma bactéria chamada "Frankia". 

Frankia é um género de bactérias filamentosas, fixadores de azoto atmosférico, pertencentes ao grupo da actinobactérias. As bactérias deste género vivem em simbiose com plantas actinorrízicas, num processo semelhante ao que ocorre com as Rhizobia e as leguminosas. As bactérias deste grupo formam nódulos radiculares nas raizes das plantas simbiontes, as quais são na sua maioria árvores e arbustos das florestas das zonas temperadas da Terra.  Wikipédia. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Frankia) 

     Com foco na Inclusão Digital, o conceito da empresa é desenvolver atividades, sejam elas privadas ou públicas, tendo como base elementos que facilitem o cliente a entenderem os recursos digitais disponíveis. Nem sempre ter ao alcance a "última tecnologia" é prova de Inclusão Digital, não é raro ver muitas notícias de escolas, empresas, cooperativas etc. que implementam recursos inovadores, com propostas milagrosas, e que em comum tem sempre uma "capa" muito bonita e são muito caros. O que também se nota é que se há muita propaganda na inauguração, mas que isso ao logo do tempo cai no esquecimento. 
       Há dois desafios em projetos como estes, o primeiro está no preço. Estamos cercados por muitas tecnologias que são gratuitas e que possuem módulos adicionais muito mais econômicos do que implementar algo do zero, sendo assim implementar uma solução open source antes de inserir um projeto pago, parece ser uma boa escolha. O segundo desafio é o da educação digital, o grupo de pessoas que irá usar este novo recurso deve ser preparado, já que sempre que se trata de algo novo, o tempo de adequação geralmente é mais longo, apesar de os novos recursos que encontramos atualmente serem de certa forma intuitiva, inovações podem gerar o desgaste natural até a adaptação e, muitas vezes quando isso acontece, o recurso já está defasado e o processo recomeça. 
       O Prof. Claudio Marcellini em suas palestras, defende que inclusão digital é, aquele projeto que gere emprego, desenvolvimento social, que seja simples e sempre que possível que use recursos gratuitos. Afirma também que o fator humano é importante, e muitas vezes é esquecido; em algumas situações, por exemplo, capacitar as pessoas para usar serviços como blogger, Wordpress, ou mesmo o Facebook é mais proveitoso e eficiente que investir muitas cifras em um novo software. A busca por algo novo, é algo natural do ser humano assim como também rejeitar coisas complexa e optar pelo simples; em Eclesiastes encontramos a frase "que nada há de novo debaixo do sol", (Eclesiastes 1:9,10) (https://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/1/9,10 ) confio que este é um grande ensinamento que devemos refletir todos os dias.

    

 www.frankiavirtual.com 
www.claudiomarcellini.com 
Gutto Leite